Golpe no Equador: militares vão às ruas
Enquanto no Brasil, certo personagem nefasto tenta dar um golpe jurídico no STF, militares estão nas ruas no Equador. Lá o golpe vem fardado. Aqui, vem de toga.
A notícia chegou há pouco. Tropas tomaram Aeroporto Internacional de Quito. Alguns militares e policiais teriam cercado o Palacio, onde estaria o presidente Rafael Correa (mas essa última informação ainda não se confirmou).
O motivo seriam disputas econômicas: presidente Correa queria aprovar lei para reduzir vantagens concedidas a policiais e militares. Correa também falava nos últimos dias em dissolver Congresso e convocar novas eleições – de acordo com uma regra prevista na Constituição equatoriana.
Aparentemente, a movimentação militar de hoje não é um golpe clássico, com motivações político-ideológicas – como ocorreu na Venezuela em 2002, ou em Honduras ano passado.
De toda forma, mostra a fragilidade da democracia na América do Sul. E mostra como – por parte da direita latino-americana – se pode esperar qualquer coisa, literalmente qualquer coisa, em momentos decisivos.
Há quem ache exagero falar em tentativas golpistas no processo eleitoral aqui no Brasil. Mas o golpismo está no ar. Quem convive com gente da classe média e de certa burguesia paulistana sabe bem disso.
Quem conhece a história recente – com os levantes promovidos pela direita na Venezuela, na Bolívia de Evo e no Equador – também sabe que não é prudente duvidar dos pendores golpistas de nossas elites.
Aqui, algumas atualizações que chegam pelo twitter:
- Presidente do Equador atendido em hospital depois de agredido por policiais com garrafas e gás lacrimogêneo http://3.ly/bZVr
-Policias ecuatorianos desatan violentas protestas en Quito en contra del Gobierno” ( http://bit.ly/9jgJWz )
- Policiais fecham aeroporto de Quito e estradas que levam à capital do Equador, que vive crise política http://bit.ly/9J15fP
Fontes para acompanhar tudo que ocorre por lá:
- Atualizações mais frequentes em @hoyurgente e @laradiodelsur
- Equador ao vivo: http://www.telesurtv.net/noticias/canal/senalenvivo.php.
Nenhum comentário:
Postar um comentário