sexta-feira, 10 de junho de 2011

o respeito à natureza, toque para os Orixás, Umbanda de todos nós, ervas para os Orixás, religião, Nação e locais de despachos

Seminário “Tolerância Religiosa e a Consciência Ambiental”

Vereadora Sofia Cavedon 

arte mario pepo
Com o apoio da Câmara Municipal de Porto Alegre será realizado no dia 17 de junho (Sexta-feira), das 13h às 18h, o primeiro Seminário que debaterá a Tolerância Religiosa e a Consciência Ambiental. O encontro será na sede do Clube do Professor Gaúcho (Av. Guaíba, 16060, Ipanema).

Promovido pelas Federações Afro-Umbandistas do RS, o Seminário debaterá temas como o respeito à natureza, toque para os Orixás, Umbanda de todos nós, ervas para os Orixás, religião, Nação e locais de despachos. 

No evento será lançada a cartilha “A Educação Ambiental e as práticas das Religiões Afro-Umbandistas” que contribuirá com orientações sobre as práticas religiosas. O lançamento da Campanha, que está culminando com o Seminário e a Cartilha, foi realizado em abril e propõem a discussão e elaboração de propostas de preservação do meio ambiente e realização de campanhas pela tolerância religiosa.

A Campanha iniciou em janeiro deste ano, quando a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), no exercício de prefeita da cidade, visitou Ipanema e recebeu inúmeras denúncias sobre as oferendas religiosas na beira do Guaíba. A partir de então foi formado um Grupo de Trabalho (GT) com a participação das Matrizes Africanas, Movimentos Sociais e a Casa Legislativa.

Conforme Sofia, o GT tem trazido ótimos resultados. “A comunidade de Ipanema tem nos informado que os resultados estão sendo positivos”, salientou.

Estarão presentes no Seminário representantes da Federação da Religião Afrobrasileira (Afrobras); Afro-Rito; Congregação em Defesa das Religiões Afro do RS (Cedrab/RS); Ceucab/RS; Alcucab; Federação Afro-Umbandista e Espiritualista no RS (Fauers); Fundação Moabi Caldas; Associação Umbandista de Caxias do Sul; Jornal Grande Axé; Jornal Hora Grande; Jornal Estrela do Oriente; autoridades locais, Babalorixás e Yalorixás de Porto Alegre.

Nenhum comentário: