Ex-presidente Itamar Franco morre em SP
Morreu neste sábado 2, aos 81 anos, o senador e ex-presidente da República Itamar Franco. Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de uma leucemia descoberta no início do ano. Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a leucemia surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia, que se agravou.Eleito vice-presidente da República pelo PRN, Itamar assumiu a Presidência da República em 29 de novembro de 1992, após curta interinidade na chefia do governo, que assumira na condição de substituto legal, após a aprovação, pelo Congresso, do impeachment do então presidente Fernando Collor. Dois anos depois, seria elaborado em seu governo o Plano Real, de controle inflacionário da Nova República, montado pelo então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso.
Baiano de nascimento, Itamar Augusto Cautiero Franco, órfão de pai, com poucos meses foi com a mãe para Juiz de Fora, onde viveu, estudou e formou-se em Engenharia Civil e Eletrotécnica, em 1954. Já na vida universitária começou a participar da política estudantil, e também de atividades e entidades esportivas, gradativamente evoluindo para a participação direta na política.
Itamar Franco foi também governador de Minas Gerais, prefeito de Juiz de Fora e Senador da República.
O corpo de Itamar será levado ainda neste sábado de São Paulo para Juiz de Fora. O ex-presidente morreu pouco antes das 11h, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Leia também o perfil que a repórter Cynara Menezes escreveu sobre Itamar Franco em março deste ano. Topete em riste
Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário