quinta-feira, 31 de março de 2011

moraliSação

47 anos do golpe que depôs João Goulart

Tijolaço



Oficialmente hoje, na prática amanhã, primeiro de abril, completam-se 47 anos do golpe que depôs João Goulart e atirou nosso país numa ditadura de 20 anos.

Foram precisos 25 anos até termos eleições diretas para presidente e 38 anos até termos, de novo, um presidente nacionalista e alinhado aos interesses dos trabalhadores.

Não posso agora fazer uma reflexão mais longa sobre esta era. Mas reproduzo, para quem ainda não assistiu, o filme Jango, do cineasta Sílvio Tendler, como uma homenagem ao presidente que, por defender a democracia e os trabalhadores, amargaria até sua morte, 12 anos depois, o exílio e a dor de não poder ver de novo o país que tento amava.

Amanhã, às 17 horas, o jornalista José Augusto Ribeiro lança um livreto – parte de uma série de cartilha de memória trabalhistas – narrando a trajetória de João Goulart. Como tenho compromisso em São Paulo, não poderei estar presente ao Auditório da Fundação Alberto Pasqualini (Rua do Teatro, ao lado do teatro João Caetano), mas mando o meu abraço ao Zé Augusto e ao Movimento dos Aposentados do PDT, que promovem a coleção.

Nenhum comentário: