quinta-feira, 10 de março de 2011

ilustre brasileiro

Velho Chico, ilustre rio brasileiro

Escrevinhador

O São Francisco é o mais brasileiro dos rios. Nasce em minas, percorre outros quatro estados do país e deságua no oceano Atlântico. É por essas águas que a equipe do Jornal da Record viajou durante 12 dias.




O “Velho Chico” nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, mas corta outros quatro Estados do país. Os repórteres Rodrigo Vianna, Luiz Malavolta e Josias Erdei viajaram pelo rio recolhendo histórias e belas imagens.





A segunda reportagem da série “Velho Chico, o caminho das águas” mostra que o extenso rio poderia ser uma via, como foi no passado. Quem viveu esta época sente saudades. Hoje, somente as pequenas canoas transitam pelo rio São Francisco, que está assoreado em alguns pontos. Assista ao vídeo.




Na quarta reportagem da série Velho Chico: o Caminho das Águas, conheça os contrastes na região do rio. De um lado a pobreza dos ribeirinhos e do outro, imagens belíssimas.




O “Velho Chico” é feito de contrastes. As paisagens deslumbrantes, que atraem turistas, se destacam da pobreza de muitos vilarejos ribeirinhos. Veja uma enorme estrutura rochosa que esconde grutas belíssimas e uma comunidade que enfrenta a seca, apesar de estar às margens do rio São Francisco.




De uma nascente no interior de Minas Gerais, na Serra da Canastra, o Velho Chico percorre três mil quilômetros em cinco Estados e revela o Brasil da população ribeirinha e dos sertanejos. Assista ao vídeo e conheça como vivem as pessoas às beiras de um dos maiores rios do país.




O rio São Francisco percorre cinco estados brasileiros até desembocar no mar. Na última reportagem da série Velho Chico, O Caminho das Águas, confira como vivem os ribeirinhos ao longo do trajeto.

Nenhum comentário: