sábado, 18 de dezembro de 2010

jornal Minuano, de Bagé/RS

Vereador preocupado com impacto ambiental de pequenas usinas no rio Camaquã

O jornal Minuano, de Bagé, destaca nesta sexta-feira o anúncio da construção de 13 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) na bacia do rio Camaquã. A estimativa é que as obras comecem em 2013. O assunto foi levantado pelo vereador Edegar Franco de Franco (PT), na sessão ordinária de quinta-feira na Câmara do município. O vereador informou que acionou os deputados federais do PT, Paulo Pimenta e Marco Maia para que eles busquem informações sobre esse projeto junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que autorizou uma empresa de Porto Alegre a construir as centrais hidrelétricas.

Ainda segundo o jornal, uma empresa de consultoria, de Curitiba, está fazendo o estudo do potencial hidrelétrico da bacia. O levantamento estaria buscando dados topográficos, geográficos e ambientais sobre as características do curso d’água e da bacia hidrográfica. A previsão é que sejam construídas pequenas hidrelétricas nos municípios de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, Encruzilhada, Canguçu e Amaral Ferrador.

O vereador manifestou preocupação com o possível impacto ambiental dessas hidrelétricas na flora e fauna da região. Edegar Franco destacou que o rio Camaquã é um dos poucos que se mantém intocado no Rio Grande do Sul. O rio abriga o peixe dourado e, em suas margens, há quatis, araras e bugios, entre outras espécies.

Nenhum comentário: