sexta-feira, 3 de setembro de 2010

a rasputin ganhou muito dinheiro dos gaúchos e gaúchas (?) e agora quer eleger a senadora RBS (?)

Zero Hora (pra variar) briga com os fatos

O jornal Zero Hora não cansa de se superar na arte de brigar com os fatos. Na noite desta quinta, a manchete do site de ZH é: “Banco Central isenta direção do Banrisul de supostos desvios”. O tema da matéria é uma nota divulgada pelo Banco Central sobre as irregularidades no banco. Só que a nota em questão não isenta a direção do banco de coisa alguma. Ela afirma que “até agora as informações de que dispõe não apontam o envolvimento da alta administração”, mas que, “na eventualidade de vir a verificar irregularidades que constituam crime de ação pública, será obrigado a comunicar ao Ministério Público Federal”.

O teor da nota é quase acaciano, dizendo apenas que até agora o Banco Central não tem informação sobre o envolvimento da direção do banco nas irregularidades, mas se tiver no futuro terá que comunicar o caso ao MP Federal. De onde isso significa “isentar”? Na tarde desta quinta, era visível e audível o desconforto do jornalista Lasier Martins no acompanhamento da coletiva das autoridades do MP Estadual, do MP de Contas e da Polícia Federal. Primeiro estava preocupado em questionar o porquê do envolvimento da Polícia Federal. Informado sobre os indícios de lavagem de dinheiro e de evasão fiscal, mudou de assunto. Passou então a falar dessa “onda de desvios de dinheiro público que assola o Brasil”. E essa gente ainda quer ser levada a sério…

O sr. Lasier Martins e seus patrões podiam aproveitar toda essa preocupação com a lisura no trato com o dinheiro público e informar à população quanto seus veículos receberam de publicidade do Banrisul nos últimos anos. Ou esse uso do dinheiro público não é de interesse público?

Nenhum comentário: